quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Planos de um palhaço




                    Eu tenho um plano,
                    vamos desarmar os soldados
                    e vesti-los de palhaços,
                    nada de aço, nada de escracho,
                    nada de "cara de tacho".
                    Pintemos neles uma maquiagem humana,
                    e na lapela, aquela grande margarida que atira em todos,
                    em todos atira água.
                    Desconfigurá-los,
                    e reconfigurados com enormes narizes vermelhos,
                    enormes sorrisos no rosto,
                    e enormes sapatos,
                    terão um palco para seus atos.


                       Tenho um plano,
                       vamos sequestrar um tal de palhaço,
                       um meio engraçado,
                       multifacetado e principalmente "abestado"        
                       e vesti-lo com paletó e gravata,
                       sem pose caricata,  
                       um pouco de tenacidade,
                       um tanto de sagacidade
                       e uma máscara de lealdade.
                       Cuecas e meias grandes para as gorjetas
                       das piadas indecorosas feitas
                       lá no mais alto dos covis do planalto,
                       Ele vai ter minha voz,
                       minha cara, e vai lutar por mim,
                       ah! vai sim!


                               Eu tenho outro plano,
                               vamos sequestrar mestres
                               com cara de palhaços tristes
                               e pose de soldados vencidos
                               e armá-los com  faixas,
                               sapatihas, pinceis, tinta, instrumentos musicais,
                               gritos,  e auto-falantes,
                               e que nesse instante, 
                               o povo clame e não descance,
                               e na rua não recue, 
                               e o mundo ecoe o nosso canto.
                               Que a lágrima se misture com o suor,
                               que o calo dê força ao nosso grito,
                                                      que o fim dos açoites deixe de ser mito.
                                                      E que enfim a a arte seja ouvida,
                                                      seja representada
                                                      seja vivida, seja a vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário